Ivo Karlovic

  • Crédito: ATP/Arquivo

    Ivo Karlovic

Ivo Karlovic

Altura: 2,11m
Idade: 38 Anos
País: Croácia


Tenista profissional da Croácia que alcançou seu melhor ranking de simples da carreira em 18 de agosto de 2008, quando foi o 14° colocado. Karlovic conquistou nove títulos de torneios nível ATP, sete deles foram na modalidade de simples e dois em duplas.


Karlovic profissionalizou-se no ano 2000 e possui vários recordes no tênis devido ao seu potente saque. Em diversas ocasiões não necessita de nada além do saque para ir acumulando pontos em suas partidas. Por conta da potência, o croata muitas vezes nem precisa quebrar o serviço do adversário para vencer, porque em várias oportunidades derrota o adversário no tie-break. O saque mais veloz chegou a 251 km/h.

Karlovic é o recordista de aces na história da ATP. Além disso, o croata detém o recorde de pontos de saque na mesma partida de três sets, foram 45 aces contra Tomas Berdych no ATP de Halle 2015. Ivo Karlovic também é conhecido no mundo do tênis por sua elevada altura, é o mais alto tenista profissional da história, com 2,11m.


Em junho de 2003 ao vencer o australiano Lleyton Hewitt, que defendia o título do tradicional Torneio de Wimbledon e que era um dos melhores tenistas do mundo naquele momento, Karlovic tornou-se o primeiro tenista a derrotar na primeira rodada o atual campeão de Wimbledon desde que o tênis se tornou uma modalidade profissional, em 1968.


Em 2005, fez parte da equipe croata campeã da Copa Davis daquele ano. Jogando ao lado de Mario Ančić, Goran Ivanišević e Ivan Ljubičić, ajudou a colocar a Croácia no mapa da Copa Davis, com os 3 a 2 diante da Eslováquia, fora de casa.


Possui 20 vitórias na carreira sobre tenistas top 10. E dessas, em duas ocasiões, derrotou tenistas que eram o então atual número 1 do ranking mundial de simples da ATP. Em 2008, venceu o então líder do ranking Roger Federer nas oitavas de final do Masters de Cincinnati. Já em 2015, superou o sérvio Novak Djokovic nas quartas de final do ATP 250 de Doha.

Compartilhe



Veja também...

Publicidade
Publicidade
Publicidade