Ivo Karlovic

  • Crédito: ATP/Arquivo

    Ivo Karlovic

Ivo Karlovic

Altura: 2,11m
Idade: 38 Anos
País: Croácia


tenista profissional da Croácia que alcançou seu melhor ranking de simples da carreira em 2008, quando chegou a ser o 14° colocado do ranking mundial masculino da ATP e já conquistou 9 títulos de torneios nível ATP, sendo que 7 desses foram na modalidade de simples e 2 nas duplas.


Karlovic profissionalizou-se no ano 2000 e possui vários recordes no tênis devido a seu potente saque. Em diversas ocasiões, não necessita de nada além do saque para ir acumulando pontos em suas partidas, pois com seu saque potente muitas vezes nem precisa quebrar o serviço do adversário para vencer, pois em várias oportunidades derrota o adversário no tie-break. É conhecido no mundo do tênis por sua elevada altura (ele é o mais alto tenista profissional da história, com seus 2,11m, e por possuir um dos melhores saques da história, pois é o maior recordista de aces da história da ATP (ao superar os 10.237 aces de Goran Ivanisevic), tem a maior média de aces por jogo, possui o recorde de maior número de aces em uma única partida de jogos masculinos de três sets (na ocasião, ele anotou 45 aces contra o tcheco Tomas Berdych pelo ATP de Halle de 2015) e ainda por cima, é dono do segundo saque mais veloz já medido (a 251 Km/h).


Em junho de 2003, ao vencer o australiano Lleyton Hewitt, que defendia o título do tradicional Torneio de Wimbledon e que era um dos melhores tenistas do mundo naquele momento já que poucos dias antes havia perdido o posto de número 1 do ranking mundial de simples da ATP para Andre Agassi, foi responsável por um feito histórico, pois foi o primeiro tenista a derrotar o atual campeão de Wimbledon na primeira rodada do torneio desde que o tênis se tornou uma modalidade profissional, em 1968.


Em 2005, fez parte da equipe croata campeã da Copa Davis daquele ano. Pois jogando ao lado de Mario Ančić, Goran Ivanišević e Ivan Ljubičić, ajudou a colocar a Croácia no mapa da Copa Davis, com os 3 a 2 diante da Eslováquia, fora de casa.


Possui 20 vitórias na carreira sobre tenistas top 10. E dessas, em duas ocasiões, derrotou o tenista que era o então atual número 1 do ranking mundial de simples da ATP, pois em 2008, venceu o então líder do ranking mundial Roger Federer nas oitavas de final do Masters de Cincinnati (na verdade, literalmente tirou o suíço da ponta do ranking com isso) e em 2015 venceu o sérvio Novak Djokovic, também então líder do ranking mundial, nas quartas de final do ATP 250 de Doha.

Compartilhe



Veja também...

Publicidade
Publicidade
Publicidade