Grand Slam

  • Crédito: Tennis Australia

    Roger Federer beija o seu quinto troféu de Australian Open.

Federer vence final épica e conquista seu 18º Grand Slam

Suíço vence Rafa Nadal, na final dos sonhos e volta ao top 10
Por: Redação - 29/01/2017 09:57:21
693 visualizações

O Australian Open não via uma final masculina, com dois atletas com idades superiores a 30 anos, desde 1972. E nesta grande final de 2017, entre o suíço Roger Federer e o espanhol Rafael Nadal, todos presenciamos uma grande batalha, característica do clássico, Roger Federer, número 17 do mundo, se tornou pentacampeão do Australian Open na manhã deste domingo ao bater seu maior rival, Rafael Nadal. O suíço venceu o duelo nervoso no quinto set.

O tenista nascido na Basileia precisou de 3h37 para marcar 3 sets a 2 diante do tenista de Manacor, nono do ranking, com parciais de 6/4, 3/6, 6/1, 3/6 e 6/3 na Rod Laver Arena, em Melbourne.

Com esta quinta conquista de Australian Open, Federer encerra jejum de quatro anos e meio e volta a vencer um Grand Slam (último em Wimbledon 2012) e levanta seu 18º troféu de Major onde é o recordista de conquistas.

Federer se torna o tenista com o pior ranking, ele é o atual número 17 do mundo, a conquistar o Australian Open. Federer vai voltar, nesta segunda-feira, a ser um top 10, pois vai ocupar a décima posição no ranking da ATP.

O JOGO

No primeiro set da grande final, os dois tenistas iniciaram confirmando seus serviços, quando no sétimo game o suíço quebrou o serviço do espanhol e administrou o placar até o final, fechando com um ace o 1º set por 6/4.

O segundo set teve um Nadal diferente, colocando Federer para correr de um lado ao outro da quadra, abriu 4/0 e foi mantendo o rítmo quando o suíço esboçou uma reação, devolveu uma das quebras diminuindo para 4/2, mas Nadal sustentou o serviço e fechou por 6/3, empatando o jogo em 1 a 1.

Federer começou pressionado no 3º set, salvando três break-points, todos com ace. No game seguinte, o suíço deu o bote e quebrou o espanhol, abrindo 3/0 em seguida. Confiante, Roger voltou a quebrar o espanhol no sexto game, abriu 5/1 e fechou por 6/1 com voleio preciso junto à rede.

No quarto set Nadal teve a quebra já no terceiro game, abrindo 2/1. Nadal ainda teve nova quebra no quinto game após um ponto extremamente disputado em que os dois deram tudo. Federer pressionou o espanhol, que se salvou muito bem com ótimos serviços e administrou o jogo até fechar em 6/3.

Nadal abriu o quinto set já quebrando o saque de Federer e colocando uma vantagem de 2/0 sobre o suíço. No sexto game a pressão do suíço surtiu efeito e ele devolveu a quebra empatando em 3/3. Nadal lutou muito, buscou jogo, mas não conseguiu evitar uma nova quebra no oitavo game, permitindo que Federer abrisse 5/3. Na hora de sacar para o jogo, o suíço se viu em 15/40, buscou a virada com dois aces, jogou seu melhor tênis até que, por fim, encaixou um winner de forehand de direita na cruzada para conquistar seu 5º título Australian Open e seu 18º título de Grand Slam.

 


 

Compartilhe



Veja também...

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado. Campos Obrigatórios *

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade