Fed Cup

  • Crédito: CBTênis.

    Beatriz Haddad Maia é a principal tenista da seleção brasileira na Fed Cup.

Brasil vai estrear na Fed Cup

Em busca da vaga nos playoffs do Grupo Mundial II, a seleção brasileira encara a Venezuela
Por: Redação - 07/02/2018 14:13:34

A seleção brasileira estreia no Zonal Americano I da Fed Cup e inicia a busca por uma vaga nos playoffs do Grupo Mundial II. A partir desta quarta-feira, no saibro do Club Internacional de Tenis, em Assunção, no Paraguai, a equipe estreia contra a Venezuela, às 15h (horário de Brasília), pelo Grupo B. No outro jogo da chave, Argentina e Guatemala se enfrentam.

Comandada pelo capitão Fernando Roese, o Brasil é formado pelas tenistas Beatriz Haddad Maia, Gabriela Cé, Nathaly Kurata e Luisa Stefani. A equipe venezuelana conta com as atletas Andrea Gamiz, Aymet Uzcategui, Adriana Perez e Luicelena Perez, e tem William Campos como capitão.

Os confrontos serão decididos em melhor de três, com dois jogos de simples e um de duplas. As partidas serão em melhor de três sets, com tie-break e vantagem. A escalação das equipes pode mudar até 45 minutos antes do início do duelo.

Após dois dias de treinamento intenso na capital paraguaia, o capitão Fernando Roese acredita que o Time Correios Brasil está preparado para uma boa estreia. "As meninas treinaram muito bem, estão super ambientadas e agora o que vai fazer a diferença é a confiança, saber administrar esse nervosismo da estreia e tentar começar bem esse confronto. Vencer o primeiro jogo sempre dá uma tranquilidade maior, então é manter a concentração para começar bem e fazer um bom campeonato", avalia.

Número um do Brasil e 59 do ranking mundial, Beatriz Maia volta a disputar uma Fed Cup após dois anos, depois de ter ficado fora da equipe no ano passado por lesão. "Vai contar muito como vamos estar no momento do jogo. Fed Cup tem sempre um gostinho diferente por ser em equipe. Então é se entregar em todo ponto, independente do resultado e de contra quem estiver jogando. No Primeiro jogo, acabamos tendo um friozinho a mais na barriga, mas passa dois, três games aí é jogo de tênis e fazemos o que sabemos de melhor", afirma a paulista, que deve encarar a número um da Venezuela, Andrea Gamiz, 187ª do ranking da WTA.

A gaúcha Gabriela Cé, de 24 anos, já defendeu o Brasil em 15 jogos na Fed Cup, desde 2014, e tem nove vitórias no currículo. Retrospecto que fica ainda melhor em simples com cinco triunfos em sete partidas. "Estamos muito animadas e bem preparadas. Foram dois dias ótimos de treinamento. Deu para se adaptar bem, agora é a hora que mais gostamos, que é a competição. Espero que possamos deixar tudo em quadra e sair com o resultado positivo", projetou a tenista, que tem boas lembranças do Paraguai. Em 2014, a equipe brasileira conquistou o Zonal Americano da Fed Cup em território paraguaio com duas vitórias de Gabriela Cé nas duplas.

A paulista Luisa Stefani estreou na última Fed Cup e foi importante para a permanência brasileira no Zonal Americano I. A tenista de 20 anos venceu os dois jogos que disputou, um de simples e outro de duplas. "A expectativa está alta, temos treinado firme, hoje foi ainda melhor que ontem, todo mundo treinou bem. Eu senti super bem a bola hoje, estava bastante confiante, treinei bem as duas seções e estou bem animada para começar a competição", destaca.

A estreante Nathaly Kurata falou sobre a preparação para a competição e a expectativa de defender a seleção brasileira pela primeira vez na Fed Cup. "Eu treinei bem, senti super bem a bola. Hoje foi bastante produtivo, nós jogamos e deu para sentir mais como é o jogo, porque uma coisa é treinar e outra é jogar os pontos. A expectativa para amanhã é grande, nós conhecemos as meninas e estamos preparadas para dar tudo em quadra e jogar nosso melhor para sair com a vitória", finaliza.

Depois do encontro diante da Venezuela, Brasil vai enfrentar na quinta-feira a Guatemala, também às 15h (horário de Brasília). E, na sexta, a equipe brasileira faz o clássico diante da Argentina, no mesmo horário, na quadra central.

Compartilhe



Veja também...

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado. Campos Obrigatórios *

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade