+ Notícias

  • Crédito: GettyImages Sport

    A quadra central do Australian Open.

Australian Open também adota tie-break no set final

Torneio seguiu os passos de Wimbledon, que também aderiu à medida em 2018
Por: Redação - 04/12/2018 19:51:52

Nesta terça-feira o primeiro Grand Slam da temporada, o Australian Open, anunciou a adoção de um tie-break em seu set final, mas fugindo do formato convencional, como fez o torneio de Wimbledon anteriormente no ano.

Assim como Wimbledon, o torneio australiano adotará um formato que foge do tie-break tradicional. Enquanto os britânicos optaram pelo tie-break no 12-12 do quinto set, os dirigentes na Austrália optaram pelo desempate no tradicional 6-6, mas adotando o super tie-break de 10 pontos no lugar dos tradicionais 7.

Com a recente aprovação do comitê dos Grand Slams, os jogadores agora estão sendo consultados para definir quando a medida será implementada definitivamente, o que deve acontecer apenas em 2020, com testes sendo realizados em 2019 durante os qualificatórios e o torneio juvenil.

A decisão agora coloca cada um dos quatro torneios de Grand Slam com um formato diferente de definição de seu quinto set. Primeiro a assumir o tie-break, o US Open utiliza o tradicional de 7 pontos desde os anos 70; Wimbledon terá o seu no 12-12; e Roland Garros não dá sinais de ter planos de implantar outra forma de definição em seu set final.

Compartilhe



Veja também...

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado. Campos Obrigatórios *

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade